terça-feira, 15 de novembro de 2016

Artigo I – Sintagmas e o Diagrama Arbóreo

Como foi visto em sala de aula ao longo do semestre, os sintagmas são elementos que formam as primeiras unidades com um significado numa oração. Eles se organizam por uma relação de dependência e ordem. Esses conceitos são vistos e podem ser mais aprofundados na leitura de Koch e Silva (2001).
As orações podem ser constituídas por 5 tipos diferentes de sintagmas, de acordo com o núcleo que as define. Cada núcleo representa um elemento gramatical diferente. Assim, encontramos os seguintes sintagmas:
·         Sintagma Nominal (SN): quando o núcleo é um nome;
·         Sintagma Verbal (SV): quando o núcleo é um verbo:
·         Sintagma Adjetival (SA): quando o núcleo é um adjetivo;
·         Sintagma Averbial (Adv): quando o núcleo é um advérbio;
·         Sintagma Preposicional (SP): quando o núcleo é uma preposição.

Para representação gráfica dos sintagmas, temos os diagramas arbóreos de Chomsky. Através desses deles, podemos ter uma boa idéia de como as orações da nossa língua se encaixam e se relacionam, como peças de um quebra-cabeça.
Exemplos de Sintagmas em diagramas arbóreos:


Bibliografia Recomendada:
Silva, Ma. Cecillia S & KOCH, Ingedore V. Linguística Aplicada ao Portugês: Sintaxe. São Paulo: Cortez, 2001 (Cap. 1, 2, 3).
SAUTCHUK, Inez. Prática de Morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo)sintática. 2° ed. São Paulo: Manole, 2006. (caps. 4 “O estudo dos termos da oração”).
CUNHA, Celso & Cintra, Lindsey. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 5° Ed. Rio de Janeiro. Lexikon, 2008.

Sugestão de Trabalho Didático:
Para trabalhar esses conceitos com alunos do ensino fundamental e médio, com base na bibliografia recomendada, uma proposta é transmitir em sala de aula uma breve revisão gramatical, e das funções das palavras nas orações (substantivos, verbos, preposições, etc.).
Em seguida, o professor poderá apresentar o conceito de sintagma e listar seus diferentes tipos, além de representações simplificadas do diagrama arbóreo.
Após a introdução, o professor poderá passar uma lista com exercícios em que os alunos deverão identificar os sintagmas constituintes, e depois representa-los em forma de diagrama, com seus núcleos, mas ainda assim separados, sem a necessidade de liga-los uns aos outros.
Após os exercícios, o professor deverá fazer a correção na lousa, identificando os sintagmas corretos, e montando o diagrama arbóreo completo das orações, para que os alunos tenham a oportunidade de compreender como os sintagmas se ligam na representação gráfica.



Alunos: Alexandre Tadashi Soares Shiba; Cléo Andrade de Souza; Fábio Victor Valter dos Santos; Letícia Rodrigues Cunha; Lucas Chermmont dos Santos




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