Os
sintagmas verbais são um dos elementos mais fundamentais na análise
morfossintática e nos diagramas arbóreos. Sua estrutura se organiza tendo como
núcleo um verbo. Quando seu centro é um verbo de ligação, na anotação gráfica
ele é chamado de Cópula (Cóp).
A
estrutura gramatical das orações permite que os sintagmas verbais se conectem
com sintagmas nominais, complementos verbais e com advérbios, além dos
modificadores (Mod).
Estes
últimos se estruturam em dois tipos, os modificadores por Sintagma Adjetival
(SA), e Modificadores por Sintagma Preposicionado (SP).
O
Sintagma Adjetival tem como núcleo um adjetivo, elemento que pode ser
intensificado, além de poder modificar um SN, SV ou SP.
Já
os Sintagmas Preposicionados são os mais flexivos, pois podem modificar
qualquer outro sintagma, e têm como núcleo uma preposição junto com um SN.
Mesmo havendo a ocorrência dos sintagmas adverbiais, os SPs podem
representa-los nos diagramas, substituindo-os e cumprindo a mesma função.
Estes
conceitos e informações mais detalhadas podem ser conferidos em Perini (2000).
Exemplos de orações com grandes estruturas de
Sintagmas Verbais:
Bibliografia Recomendada:
Silva,
Ma. Cecillia S & KOCH, Ingedore V. Linguística Aplicada ao Portugês:
Sintaxe. São Paulo: Cortez, 2001
PERINI,
Mário A. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola, 2010.
Sugestão de Trabalho Didático:
Para
a realização de um trabalho didático no ensino fundamental II e médio, o
professor poderá transmitir o conceito de Sintagma Verbal, e suas formas.
Exemplificando cada tipo com exemplos em diagrama arbóreo na lousa.
Em
seguida o professor poderá entregar uma lista com vários exemplos de orações,
em torno de 20, de diferentes níveis de dificuldades, e sugerir que os alunos
façam o máximo que puderem em sala de aula, em casa, levando a atividade até
uma próxima aula.
Numa
segunda reunião com a turma, o professor deverá fazer a correção de todas as
orações em lousa, com diagramas arbóreos completos, para que os alunos possam
corrigir seus erros.
Após
a correção, se possível, o professor poderá sugerir que a turma se organize em
um círculo, para que todos possam relatar suas dúvidas, erros, e suas
dificuldades entre si, e com o professor.
Alunos: Alexandre
Tadashi Soares Shiba; Cléo Andrade de Souza; Fábio Victor Valter dos Santos;
Letícia Rodrigues Cunha; Lucas Chermmont dos Santos.
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