terça-feira, 15 de novembro de 2016

Artigo III – Sintagma Verbal

Os sintagmas verbais são um dos elementos mais fundamentais na análise morfossintática e nos diagramas arbóreos. Sua estrutura se organiza tendo como núcleo um verbo. Quando seu centro é um verbo de ligação, na anotação gráfica ele é chamado de Cópula (Cóp).
A estrutura gramatical das orações permite que os sintagmas verbais se conectem com sintagmas nominais, complementos verbais e com advérbios, além dos modificadores (Mod).
Estes últimos se estruturam em dois tipos, os modificadores por Sintagma Adjetival (SA), e Modificadores por Sintagma Preposicionado (SP).
O Sintagma Adjetival tem como núcleo um adjetivo, elemento que pode ser intensificado, além de poder modificar um SN, SV ou SP.
Já os Sintagmas Preposicionados são os mais flexivos, pois podem modificar qualquer outro sintagma, e têm como núcleo uma preposição junto com um SN. Mesmo havendo a ocorrência dos sintagmas adverbiais, os SPs podem representa-los nos diagramas, substituindo-os e cumprindo a mesma função.
Estes conceitos e informações mais detalhadas podem ser conferidos em Perini (2000).
Exemplos de orações com grandes estruturas de Sintagmas Verbais:



Bibliografia Recomendada:
Silva, Ma. Cecillia S & KOCH, Ingedore V. Linguística Aplicada ao Portugês: Sintaxe. São Paulo: Cortez, 2001
PERINI, Mário A. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola, 2010.

Sugestão de Trabalho Didático:
Para a realização de um trabalho didático no ensino fundamental II e médio, o professor poderá transmitir o conceito de Sintagma Verbal, e suas formas. Exemplificando cada tipo com exemplos em diagrama arbóreo na lousa.
Em seguida o professor poderá entregar uma lista com vários exemplos de orações, em torno de 20, de diferentes níveis de dificuldades, e sugerir que os alunos façam o máximo que puderem em sala de aula, em casa, levando a atividade até uma próxima aula.
Numa segunda reunião com a turma, o professor deverá fazer a correção de todas as orações em lousa, com diagramas arbóreos completos, para que os alunos possam corrigir seus erros.
Após a correção, se possível, o professor poderá sugerir que a turma se organize em um círculo, para que todos possam relatar suas dúvidas, erros, e suas dificuldades entre si, e com o professor.



Alunos: Alexandre Tadashi Soares Shiba; Cléo Andrade de Souza; Fábio Victor Valter dos Santos; Letícia Rodrigues Cunha; Lucas Chermmont dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário