terça-feira, 15 de novembro de 2016

Artigo V – O Sintagma Preposicional

Os sintagmas preposicionais têm como núcleo uma preposição, mas há os casos em que o núcleo pode ser um advérbio. Esses sintagmas ocorrem quando se identifica nas orações as funções de complemento nominal, objeto indireto. Há uma boa flexibilidade no Sintagma Prepositivo, pois ele pode ocorrer também em qualquer outra função, desde que seja iniciada por uma locução prepositiva.
Existem duas formas de Sintagmas Preposicionados, os com função de complemento (SPc), e com função de adjunto (SPa). Sendo assim:
·         O SPc constitui uma relação em que há a necessidade de completar o sentido da frase;
·         O SPa constitui uma relação de circunstância que o sentido é especificado.

Para detalhar mais o emprego desses sintagmas, os SPas podem ser oracionais, no caso em que especificam o sentido de uma oração. Outro caso específico, é que advérbios sempre são Adjuntos.



São exemplos de Sintagmas Preposicionados:
·         O Nome daquela menina é muito bonito.
Nesse caso, se identifica um SPc, ou seja, a palavra sublinhada “daquela”, é um completivo, pois sem ela a frase não teria seu sentido completo. O SPc aqui dá sentido à palavra “Nome”, sendo asism, é um SPc nome, ou nominal.

·         Certamente você passará de ano.
Nesse caso observamos um SPa, pois a frase “você passará de ano” já tem um sentido definido. Identificamos esse SPa como sendo um Adjunto da Oração, pois especifica o sentido de toda a frase.



Bibliografia recomendada:
Silva, Ma. Cecillia S & KOCH, Ingedore V. Linguística Aplicada ao Portugês: Sintaxe. São Paulo: Cortez, 2001 (Cap. 1, 2, 3).
SAUTCHUK, Inez. Prática de Morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo)sintática. 2° ed. São Paulo: Manole, 2006. (caps. 4 “O estudo dos termos da oração”).

Sugestão de Trabalho Didático:
Para trabalhar esses conceitos com alunos do fundamental II e ensino médio, uma proposta é o professor divulgar o conceito primeiramente, exemplificando na lousa, mostrando as diferenças entre SPc e SPa, e a orientação desses sintagmas na oração, seja com uma palavra específica, seja com a frase inteira.
Após ensinar o conceito, o professor deverá passar uma lista com um número par de frases, em torno de 14 a 16, em diferentes níveis de dificuldades. O professor fará as duas primeiras frases junto com os alunos na lousa, para que todos possam acompanhar o a execução do processo de identificação dos Sintagmas Preposicionais.
Em seguida, o professor pedirá para que os alunos façam os próximos dois exercícios, dando um tempo para a execução.
Passando o tempo, o professor selecionará dois alunos para escrever na lousa, corrigindo assim possíveis erros, e orientando a sala.
Continuando com essa proposta didática, o professor fará mais dois exercícios, e novamente pedirá para os alunos continuarem com mais dois também, assim sucessivamente até terminar todos os exercícios.
Nesse processo, o objetivo é tornar a aula mais dinâmica, e aumentar o foco na interação entre os alunos em sim, e com o professor.



Alunos: Alexandre Tadashi Soares Shiba; Cléo Andrade de Souza; Fábio Victor Valter dos Santos; Letícia Rodrigues Cunha; Lucas Chermmont dos Santos.

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