Os
sintagmas preposicionais têm como núcleo uma preposição, mas há os casos em que
o núcleo pode ser um advérbio. Esses sintagmas ocorrem quando se identifica nas
orações as funções de complemento nominal, objeto indireto. Há uma boa
flexibilidade no Sintagma Prepositivo, pois ele pode ocorrer também em qualquer
outra função, desde que seja iniciada por uma locução prepositiva.
Existem
duas formas de Sintagmas Preposicionados, os com função de complemento (SPc), e
com função de adjunto (SPa). Sendo assim:
·
O SPc constitui
uma relação em que há a necessidade de completar o sentido da frase;
·
O SPa constitui
uma relação de circunstância que o sentido é especificado.
Para
detalhar mais o emprego desses sintagmas, os SPas podem ser oracionais, no caso
em que especificam o sentido de uma oração. Outro caso específico, é que
advérbios sempre são Adjuntos.
São
exemplos de Sintagmas Preposicionados:
·
O Nome daquela menina é muito bonito.
Nesse caso, se identifica um SPc, ou seja, a palavra
sublinhada “daquela”, é um completivo, pois sem ela a frase não teria seu
sentido completo. O SPc aqui dá sentido à palavra “Nome”, sendo asism, é um SPc
nome, ou nominal.
·
Certamente você passará de ano.
Nesse caso observamos um SPa, pois a frase “você
passará de ano” já tem um sentido definido. Identificamos esse SPa como sendo
um Adjunto da Oração, pois especifica o sentido de toda a frase.
Bibliografia recomendada:
Silva,
Ma. Cecillia S & KOCH, Ingedore V. Linguística Aplicada ao Portugês:
Sintaxe. São Paulo: Cortez, 2001 (Cap. 1, 2, 3).
SAUTCHUK,
Inez. Prática de Morfossintaxe: como e por que aprender análise
(morfo)sintática. 2° ed. São Paulo: Manole, 2006. (caps. 4 “O estudo dos termos
da oração”).
Sugestão de Trabalho Didático:
Para
trabalhar esses conceitos com alunos do fundamental II e ensino médio, uma
proposta é o professor divulgar o conceito primeiramente, exemplificando na
lousa, mostrando as diferenças entre SPc e SPa, e a orientação desses sintagmas
na oração, seja com uma palavra específica, seja com a frase inteira.
Após
ensinar o conceito, o professor deverá passar uma lista com um número par de
frases, em torno de 14 a 16, em diferentes níveis de dificuldades. O professor
fará as duas primeiras frases junto com os alunos na lousa, para que todos
possam acompanhar o a execução do processo de identificação dos Sintagmas
Preposicionais.
Em
seguida, o professor pedirá para que os alunos façam os próximos dois
exercícios, dando um tempo para a execução.
Passando
o tempo, o professor selecionará dois alunos para escrever na lousa, corrigindo
assim possíveis erros, e orientando a sala.
Continuando
com essa proposta didática, o professor fará mais dois exercícios, e novamente
pedirá para os alunos continuarem com mais dois também, assim sucessivamente
até terminar todos os exercícios.
Nesse
processo, o objetivo é tornar a aula mais dinâmica, e aumentar o foco na
interação entre os alunos em sim, e com o professor.
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