Como
foi visto em sala de aula ao longo do semestre, os sintagmas são elementos que
formam as primeiras unidades com um significado numa oração. Eles se organizam
por uma relação de dependência e ordem. Esses conceitos são vistos e podem ser
mais aprofundados na leitura de Koch e Silva (2001).
As
orações podem ser constituídas por 5 tipos diferentes de sintagmas, de acordo
com o núcleo que as define. Cada núcleo representa um elemento gramatical
diferente. Assim, encontramos os seguintes sintagmas:
·
Sintagma
Nominal (SN): quando o núcleo é um nome;
·
Sintagma
Verbal (SV): quando o núcleo é um verbo:
·
Sintagma
Adjetival (SA): quando o núcleo é um adjetivo;
·
Sintagma
Averbial (Adv): quando o núcleo é um advérbio;
·
Sintagma
Preposicional (SP): quando o núcleo é uma preposição.
Para
representação gráfica dos sintagmas, temos os diagramas arbóreos de Chomsky.
Através desses deles, podemos ter uma boa idéia de como as orações da nossa
língua se encaixam e se relacionam, como peças de um quebra-cabeça.
Exemplos de Sintagmas
em diagramas arbóreos:
Bibliografia
Recomendada:
Silva,
Ma. Cecillia S & KOCH, Ingedore V. Linguística Aplicada ao Portugês:
Sintaxe. São Paulo: Cortez, 2001 (Cap. 1, 2, 3).
SAUTCHUK,
Inez. Prática de Morfossintaxe: como e por que aprender análise
(morfo)sintática. 2° ed. São Paulo: Manole, 2006. (caps. 4 “O estudo dos termos
da oração”).
CUNHA,
Celso & Cintra, Lindsey. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 5° Ed.
Rio de Janeiro. Lexikon, 2008.
Sugestão
de Trabalho Didático:
Para
trabalhar esses conceitos com alunos do ensino fundamental e médio, com base na
bibliografia recomendada, uma proposta é transmitir em sala de aula uma breve
revisão gramatical, e das funções das palavras nas orações (substantivos,
verbos, preposições, etc.).
Em
seguida, o professor poderá apresentar o conceito de sintagma e listar seus
diferentes tipos, além de representações simplificadas do diagrama arbóreo.
Após
a introdução, o professor poderá passar uma lista com exercícios em que os
alunos deverão identificar os sintagmas constituintes, e depois representa-los
em forma de diagrama, com seus núcleos, mas ainda assim separados, sem a
necessidade de liga-los uns aos outros.
Após
os exercícios, o professor deverá fazer a correção na lousa, identificando os
sintagmas corretos, e montando o diagrama arbóreo completo das orações, para
que os alunos tenham a oportunidade de compreender como os sintagmas se ligam
na representação gráfica.
Alunos:
Alexandre Tadashi Soares Shiba; Cléo Andrade de Souza; Fábio Victor Valter dos
Santos; Letícia Rodrigues Cunha; Lucas Chermmont dos Santos
Socorro Deus
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