Plano de Aula
Tema: Período Composto
Justificativa:
Após os alunos estudarem o período simples, devem estudar o período composto
para aprofundarem seus conhecimentos sobre a língua.
Objetivos gerais:
Fazer com que os alunos consigam diferenciar uma frase simples e uma frase
composta.
Objetivos específicos: Com
o aprendizado sobre o período composto, os alunos poderão formular melhor suas
frases e seus textos.
Etapas previstas: Primeiramente,
apresentar para os alunos o conceito de frase, depois fazer uma breve retomada
no período simples e só então, a apresentação do que é um período composto, e
os tipos de período composto: período composto por coordenação, período
composto por subordinação e os casos em que um mesmo período é composto por
coordenação e subordinação.
Metodologia:
Aulas expositivas, com apresentação de slides, com a resolução de exercícios
junto com os alunos, para que eles possam participar e tirar suas dúvidas.
Exercício:
Em
que alternativa, a oração subordinada não é da mesma natureza da que existe em
“Quero que vocês escrevam uma composição”?
a)
“E anunciou que não nos faria cantar.”
b)
“Esperava um irmão que vinha buscá-la.”
c)
“Vamos fazer de conta que estamos na aula de Português.”
d)
“Circulava a história de que ela dormia no sótão do colégio.
Resposta: Alternativa B.
Avaliação: Apresentação
de seminário valendo dois pontos de participação e completando a nota da prova
final. Isso fará com que o professor veja se todos os alunos aprenderam sobre o
tema proposto, e se ele perceber que ainda há alguma dúvida, esclarecê-la.
Bibliografia:
BECHARA,
Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa.
Editora Lucema. Rio de Janeiro, RJ. 2001.
CIPRO
NETO, Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática
da Língua Portuguesa. Editora Scipione. São Paulo, SP. 2003.
Plano de aula elaborado pelas alunas: Ana Carolina Chinellato, Letícia Baroni, Maísa Pericinotti, Mariane Furlanetto e Michele Marques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário