segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Período Composto

Plano de Aula

Tema: Período Composto

Justificativa: Após os alunos estudarem o período simples, devem estudar o período composto para aprofundarem seus conhecimentos sobre a língua.

Objetivos gerais: Fazer com que os alunos consigam diferenciar uma frase simples e uma frase composta.

Objetivos específicos: Com o aprendizado sobre o período composto, os alunos poderão formular melhor suas frases e seus textos.

Etapas previstas: Primeiramente, apresentar para os alunos o conceito de frase, depois fazer uma breve retomada no período simples e só então, a apresentação do que é um período composto, e os tipos de período composto: período composto por coordenação, período composto por subordinação e os casos em que um mesmo período é composto por coordenação e subordinação.

Metodologia: Aulas expositivas, com apresentação de slides, com a resolução de exercícios junto com os alunos, para que eles possam participar e tirar suas dúvidas.

Exercício:
Em que alternativa, a oração subordinada não é da mesma natureza da que existe em “Quero que vocês escrevam uma composição”?
a) “E anunciou que não nos faria cantar.”
b) “Esperava um irmão que vinha buscá-la.”
c) “Vamos fazer de conta que estamos na aula de Português.”
d) “Circulava a história de que ela dormia no sótão do colégio.
Resposta: Alternativa B.

Avaliação: Apresentação de seminário valendo dois pontos de participação e completando a nota da prova final. Isso fará com que o professor veja se todos os alunos aprenderam sobre o tema proposto, e se ele perceber que ainda há alguma dúvida, esclarecê-la.

Bibliografia:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Editora Lucema. Rio de Janeiro, RJ. 2001.

CIPRO NETO, Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. Editora Scipione. São Paulo, SP. 2003.

Plano de aula elaborado pelas alunas: Ana Carolina Chinellato, Letícia Baroni, Maísa Pericinotti, Mariane Furlanetto e Michele Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário