Recapitulando
sobre os sintagmas, sabemos que eles são unidades sintáticas responsáveis por
construir a estrutura de uma oração. Cada palavra da língua tem uma função
específica, e para que haja um sentido é necessária uma ordem. As palavras vão
se combinar em pequenos conjuntos que irão formar as orações, o sintagma
adjetival é um deles.
Assim
como os outros tipos de sintagmas, ele se caracteriza por seu núcleo, que no
caso é um adjetivo. Ele pode conter apenas o núcleo, ou ser acompanhado por
outros elementos, antes ou depois do núcleo.
São
eles: Intensificadores (Intens.) e Modificadores Adverbiais – que antecedem o
núcleo, e o Sintagma Preposicionado (SPc) – que sucede o núcleo.
Exemplos:
João trouxe uma lembrancinha muito linda da Bahia.
Bibliografia recomendada para este
artigo:
Silva,
Ma. Cecillia S & KOCH, Ingedore V. Linguística Aplicada ao Portugês:
Sintaxe. São Paulo: Cortez, 2001 (Cap. 1, 2, 3).
Sugestões de Trabalho Didático:
Para
o ensino do conceito de sintagma e seus tipos específicos para alunos do ensino
fundamental e médio, sugerimos uma apresentação de slides desses tópicos como
ferramenta de introdução do tema para os alunos.
Após
uma sequência de slides, com exemplos básicos, o professor deverá apresentar 5
orações diferentes sem o diagrama arbóreo, dentre elas as duas citadas acima.
Todas devem conter pelo menos um sintagma adjetival.
Em
seguida o professor poderá sugerir que os alunos escolham 3 dessas orações, e montem o diagrama arbóreo, identificando
onde ocorre o sintagma adjetival, circulando-o.
Após
um tempo para a execução dos exercícios, o professor deverá fazer a correção de
cada uma das orações, questionando os alunos para que relatem seus erros ao
longo do processo, e orientando-os para que saibam os pontos certos onde
corrigir.
Alunos:
Alexandre Tadashi Soares Shiba; Cléo Andrade de Souza; Fábio Victor Valter dos
Santos; Letícia Rodrigues Cunha; Lucas Chermmont dos Santos.
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