terça-feira, 15 de novembro de 2016

Artigo IV – Sintagma Adjetival

Recapitulando sobre os sintagmas, sabemos que eles são unidades sintáticas responsáveis por construir a estrutura de uma oração. Cada palavra da língua tem uma função específica, e para que haja um sentido é necessária uma ordem. As palavras vão se combinar em pequenos conjuntos que irão formar as orações, o sintagma adjetival é um deles.
Assim como os outros tipos de sintagmas, ele se caracteriza por seu núcleo, que no caso é um adjetivo. Ele pode conter apenas o núcleo, ou ser acompanhado por outros elementos, antes ou depois do núcleo.
São eles: Intensificadores (Intens.) e Modificadores Adverbiais – que antecedem o núcleo, e o Sintagma Preposicionado (SPc) – que sucede o núcleo.
Exemplos:

Jóia incrivelmente rara.


 João trouxe uma lembrancinha muito linda da Bahia.


Bibliografia recomendada para este artigo:
Silva, Ma. Cecillia S & KOCH, Ingedore V. Linguística Aplicada ao Portugês: Sintaxe. São Paulo: Cortez, 2001 (Cap. 1, 2, 3).

Sugestões de Trabalho Didático:
Para o ensino do conceito de sintagma e seus tipos específicos para alunos do ensino fundamental e médio, sugerimos uma apresentação de slides desses tópicos como ferramenta de introdução do tema para os alunos.
Após uma sequência de slides, com exemplos básicos, o professor deverá apresentar 5 orações diferentes sem o diagrama arbóreo, dentre elas as duas citadas acima. Todas devem conter pelo menos um sintagma adjetival.
Em seguida o professor poderá sugerir que os alunos escolham 3 dessas orações,  e montem o diagrama arbóreo, identificando onde ocorre o sintagma adjetival, circulando-o.
Após um tempo para a execução dos exercícios, o professor deverá fazer a correção de cada uma das orações, questionando os alunos para que relatem seus erros ao longo do processo, e orientando-os para que saibam os pontos certos onde corrigir.



Alunos: Alexandre Tadashi Soares Shiba; Cléo Andrade de Souza; Fábio Victor Valter dos Santos; Letícia Rodrigues Cunha; Lucas Chermmont dos Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário