terça-feira, 15 de novembro de 2016

Regência Verbal



Regência verbal
     A palavra regência tem o significado de exigir, impor como obrigação e no caso a regência verbal se ocupa do estudo da relação que determina uma conexão entre os verbos e os termos que complementam esses verbos que seriam os objetos diretos, objetos indiretos e até mesmo os adjuntos adverbiais ou ainda podemos dizer que regência é a relação de dependência que se estabelece entre dois termos. As palavras organizam-se nas frases de um modo determinado, algumas pedem complementos, outras não, umas exigem a presença de preposições, outras não.
    Os termos que exigem a presença de outros vocábulos denominam-se REGENTES ou SUBORDINANTES; aqueles que completam o sentido de outros chamam-se REGIDOS  ou SUBORDINADOS. Quando o termo regente é um verbo, a relação que se estabelece entre ele e o seu complemento (termo regido) chama-se regência verbal como nos exemplo abaixo:
Luis Gonzaga     preferiu                   o interior a metrópole.
                       (termo regente)               termo regido

1. AGRADAR
a. É transitivo direto quando significa acariciar: Sempre agrada os animais antes de sair de casa.
b. É transitivo indireto quando significa ser agradável a:
Os bares da cidade devem agradar aos turistas. (O Estado de S. Paulo)
No uso efetivo do Português atual do Brasil, esse verbo é transitivo direto nas duas acepções:
O MASP (Museu de Arte de São Paulo) agrada amantes do Renascimento (Folha de S. Paulo)
Acessórios que agradam usuários de todos os gêneros.(Folha de Niterói)

2. ASPIRAR
a. É transitivo direto quando significa sorver, tragar, inspirar: A melhor forma de evitar pulgas e baratas é aspirar todas as áreas onde ficam animais domésticos, além de tapetes, carpetes e móveis revestidos com tecidos. (Folha de S. Paulo).
b. É transitivo indireto quando significa pretender, desejar, almejar: O objeto indireto vem sempre introduzido pela preposição a e não admite a substituição pelos pronomes lhe ou lhes. Neste caso, deve ser substituído por a ele, a ela, a eles, a elas:
O time precisa vencer cinco jogos para aspirar à classificação. (Diário de Sorocaba)
(O time precisa vencer cinco jogos para aspirar a ela.)
No uso efetivo do Português do Brasil, esse verbo é transitivo direto nas duas acepções:
As universidades públicas brasileiras aspiram estar entre as melhores do país.(O Globo)

3. ASSISTIR
a. É transitivo indireto quando significa ver, presenciar, estar presente. Neste caso, o objeto indireto vem sempre introduzido pela preposição a e, se for substituído por pronome, exige as formas a ele(s), a ela(s) no lugar de lhe(s): Estamos assistindo hoje a um verdadeiro modismo no consumo dos produtos naturais, principalmente nos centros urbanos. (O Globo) (Estamos assistindo hoje a ele, principalmente nos centros urbanos.)
Todo espectador deve ter garantido o melhor lugar para assistir ao show. (Zero Hora)
(Todo espectador deve ter garantido o melhor lugar para assistir a ele.)
Atualmente, no Brasil, esse verbo é empregado como transitivo direto nas duas acepções:
As crianças correram para assistir Os 101 Dálmatas. (Correio do Povo)
b. É transitivo indireto quando significa caber, pertencer. Neste caso, admite o pronome lhe(s):
Conclui, muito logicamente, que (...) lhe assistia todo o direito de ser provido em um cargo público de seu país. (Lima Barreto).
c. É usado como transitivo direto quando significa ajudar, prestar assistência, socorrer:
A revista traz conselhos e reportagens para os pais que têm de assistir crianças em casa. (Jornal do Brasil).
d. É intransitivo, seguido de adjunto adverbial de lugar, quando significa morar, residir, habitar.
O papa assiste no Vaticano.
Esta última regência está em desuso no Brasil.

4. INFORMAR
Admite as seguintes construções:
a. objeto direto (pessoa) + objeto indireto (fato mencionado):
Informou os amigos de sua decisão.
                      OD                OI
Informou-os de sua decisão.
Informaram os banhistas sobre a população das praias. (Folha da Tarde)
b. objeto indireto (pessoa) + objeto direto (fato informado):
Informou aos amigos sua decisão.
                      OI                OD
Informou-lhes sua decisão.
Seguem a mesma regência de informar os verbos avisar, comunicar, noticiar, cientificar, notificar, certificar.
A autoridade policial deve cientificar o Ministério Público do ocorrido.  (O Estado de S. Paulo)
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5. OBEDECER E DESOBEDECER
Estes verbos são transitivos indiretos, exigindo a preposição a:
As bolas têm de obedecer a parâmetros de peso e circunstância indicados pelas entidades que dirigem cada esporte. (Gazeta Esportiva)
O acusado desobedeceu às condições fixadas pelo juiz. (Folha de S. Paulo).
Apesar de serem transitivos indiretos, esses verbos admitem voz passiva:
O rodízio de carros foi obedecido por 94,4% dos motoristas paulistanos. (Jornal da Tarde)
Entretanto, é comum a ocorrência desses verbos como transitivos diretos, como mostram os exemplos que seguem:
Os jogadores são bem pagos e devem obedecer ordens. (O Dia)
A lei federal não estabelece punições para quem a desobedecer. (Diário Catarinense.)

6. PAGAR E PERDOAR
Se o complemento desses verbos for representados por “coisa”, será um objeto direto; se o complemento for “pessoa” ou “coisa personificada”, será um objeto indireto:
Sexta-feira é o último dia para pagar o imposto de renda. (Diário Popular  (obj. dir.)
Ainda não conseguiu pagar aos credores. (obj. ind.)
A empresa deve pagar indenização aos passageiros. (Folha de Niterói.) (obj. ind.)
Perdoei a sua falta de patriotismo. (Folha de S Paulo.) (obj. dir.)
Ele não tinha o hábito de perdoar a seus devedores. (obj. ind.)
É como o emprego do objeto direto para representar “pessoa”.
Há um ano ele não tinha como pagar os retirantes que se juntavam em frente de trabalho. (Veja.)
Decidi perdoar o tenente e acionar o Estado. (Zero Hora)


Plano de aula
Nível de Ensino: Aula para alunos do 9º (Ensino Fundamental). 
1º EXEMPLO:
Observe os quadrinhos abaixo:
Quais dos quadrinhos acima estão em desacordo com o verbo?
São o 2º e 3º quadrinho. E as correções das frases seriam: Eles nunca se lembram de uma data importante e lembro-me do dia de nossa primeira briga feia.


2.º EXEMPLO:

(FMU) Observe o verbo que se repete: “aspirou o ar” e “aspirou à glória”. Tal verbo:

a. apresenta a mesma regência e o mesmo sentido nas duas orações.
b. embora apresenta regência diferentes, ele tem sentido equivalente nas duas orações.
c. poderia vir regido de preposição também na primeira oração sem que se modificasse o sentido dela.
d. apresenta regências e sentidos diferentes nas duas orações.
e. embora tenha o mesmo sentido nas duas orações, ele apresenta regência diferente em cada uma delas.
ALTERNATIVA: D

ATIVIDADE PROPOSTA:
1º.(FUMEG-MG) Com referência à regência do verbo assistir, todas as alternativas estão corretas, exceto em:
a. Assistimos ontem um belo filme na televisão.
b. Os médicos assistiram os doentes durante a guerra.
c. O técnico assistiu os jogadores no treino.
d. Assistiremos amanhã a uma missa de sétimo dia.
e. Machado de Assis assistia em Botafogo.






2º.
Com base na tirinha acima e nos conhecimentos adquiridos do conteúdo, construa uma frase para podermos fazer um debate em sala.

3º. Nas frases:
a. ) O transporte de carro furtado para outro Estado ou país passa a implicar prisão de 3 a 8 anos. (Gazeta do Povo).
O verbo implicar é transitivo direto ou transitivo indireto?
b. )(O homem) é o único bicho em que o aumento do saber implica também num aumento das possibilidades de sua própria extinção. (Rubem Alves).
O verbo implicar é transitivo direto ou transitivo indireto?


GABARITO:
1 – A ; 3 – a: transitivo direto, b – transitivo indireto
Realizado por: Beatriz Cavicchia, Bruna Elisabete e Luciana Pires.

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